Novo projeto da Prefeitura, ‘Cultura na Praça’ democratiza a arte e a aproxima da população

A Prefeitura de Catanduva, por meio da Secretaria de Cultura, deu início ao projeto Cultura na Praça. A intenção é realizar exposições e atividades culturais diversas no espaço cultural da Praça 9 de Julho. Os eventos serão realizados sempre aos segundos e quartos sábados do mês, das 10 às 12 horas.

Para o pontapé inicial, a Prefeitura firmou parceria com a Secretaria de Estado da Cultura, por meio do ProAc (Programa de Ação Cultural), e receberá a exposição fotográfica itinerante ‘Memórias Afetivas e a Cultura do Café’, que já percorreu oito cidades, mostrando valores e tradições que envolvem as peculiaridades do café.

A exposição promove o diálogo através de identidades, pluralidades e singularidades, características entre as propriedades e cidades que possuem vestígios da cultura do café, apresentando por meio de 17 painéis as memórias afetivas que fazem parte da identidade cultural de cada município.

“A mostra traz a importância da relação da cultura cafeeira, seu modo de plantio, produção, beneficiamento e comercialização, a partir de seus vestígios que hoje são encontrados em fazendas, vilarejos e museus locais”, explica a diretora de Cultura, Cris Anovazzi.

A exposição estará aberta à visitação até 1º de setembro.

Proposta

O Projeto Cultura na Praça é uma ação democrática de ampla participação popular e visa incentivar a prática e gosto pelas artes, além de contribuir para a difusão cultural, por meio de atividades que contemplem variadas expressões artísticas, em sua maioria, protagonizadas por artistas catanduvenses.

“Música, dança, cinema, artes plásticas, teatro, dentre outras vertentes, estarão presentes em formatos diversos como espetáculos, mostras, oficinas, aulas e ensaios abertos que irão transformar a Praça 9 de Julho e o Espaço Cultural em um ponto de convergência de todos e para todos”, ressalta a diretora.

Fonte: Assessoria/Prefeitura

Publicações relacionadas